VIDA MAIS LEVE : 5 dicas para evitar o estresse

VIDA MAIS LEVE: 5 dicas para evitar o estresse

Trânsito, trabalho, casa, filhos, rotina, metas… A vida cotidiana é tão corrida, que, às vezes, o estresse parece inevitável. O estresse pode ser causado por fatores internos, como cobranças excessivas no trabalho, ou, por fatores externos, como o trânsito, mudança de local do trabalho, entre outros. Ele dificulta a produtividade diária e alguns sintomas são inevitáveis.Porém, com atitudes certas, é possível evitar o estresse e trazer saúde de volta à sua vida.

Malefícios do estresse para a saúde

O estresse em excesso é um problema. Causa doenças como a hipertensão, o coração acelera o ritmo e, em altas doses, e adrenalina aumenta de maneira irreversível. Também causa insônia, que costuma ser o primeiro sinal do estresse. O hormônio cortisol é produzido em excesso, impedindo um sono tranquilo.

Transtornos mentais também entram nesta lista. Ansiedade, depressão, síndrome do pânico e até mesmo esquizofrenia. Se a pessoa tiver tendências a algum distúrbio psiquiátrico, o estresse crônico pode ser o impulso para essas doenças desenvolverem. O estresse também leva a problemas gástricos, como a úlcera, gastrite, refluxo e outras complicações digestivas. Quem tem predisposição a doenças autoimunes, ficam mais suscetíveis ao estresse prolongado.

Como amenizar e evitar o estresse ?Conheça 5 dicas para evitar o estresse.

Mantenha a organização

Uma forma de otimizar o tempo e tornar o dia mais produtivo é mantendo a organização. Organize o calendário, anotando os compromissos do dia e o tempo que restará para os outros

afazeres. Reserve um tempo para tomar decisões. Fazer tudo de última hora, não é o mesmo que fazer tudo bem feito. Por isso, organização é tudo!

Evite a procrastinação

Deixar para fazer algo para depois gera desgaste e frustração. Tente resolver tudo no seu devido tempo, evitando tarefas não terminadas. Preocupações e ansiedade são sintomas do estresse. Evite procrastinar e não deixe nada para depois se você pode fazer hoje.

Tenha uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que o corpo relaxe e o cérebro funcione melhor no dia seguinte. Para uma boa noite sono, artigos recomendam adotar um padrão de dormir que seja igual, inclusive aos finais de semana. Caso isso não seja possível, tire algumas pausas durante o dia e respire. Nosso corpo é uma máquina e também precisa de descanso.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é de suma importância para o bom funcionamento do corpo e da mente. Reserve pelo menos 15 minutos do seu dia para se flexibilizar ou fazer uma caminhada.Uma boa alimentação seguida de exercícios físicos ajuda a eliminar os sintomas do estresse e ainda te deixa mais leve e com bom humor.

Releve coisas que não são importantes

Nossas vidas são cheias de afazeres e compromissos. Alguns são indispensáveis, outros são insignificantes. Tudo o que não for essencial no seu dia a dia, elimine. Reuniões desnecessárias, tarefas insignificantes e conversas negativas. Se algo não acrescenta em nada na sua vida, não vale a pena manter. O estresse é um dos grandes problemas dos dias atuais. Celulares, horas em frente ao computador, trânsito e falta de tempo podem ocasionar o estresse. A longo prazo, ele pode ser um vilão para a saúde.

Por isso, trazer alguns hábitos saudáveis para a rotina é imprescindível para uma vida mais leve e feliz.

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Um forte abraço e até a próxima!

Aléssio Novais

Fisioterapia Especializada em Tratamento de Coluna e Saúde Integrativa

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