Ficar sentado muito tempo: um vilão para as suas dores no corpo. Entenda!

O nosso corpo foi feito para se movimentar. Cada parte dele possui as engrenagens necessárias para que você não fique parado. O problema é que uma boa parte da população trabalha sentada e pouco se movimenta durante esse horário.

E, para piorar, ainda quando chegam em casa, as pessoas tendem a ficar ainda mais tempo sentados assistindo TV. Isso certamente provoca dores no corpo com o passar do tempo e pode prejudicar significativamente a sua saúde.

Como evitar as dores no corpo

Segundo alguns estudos, nós ficamos, em média, mais de 7 horas sentados. Isso pode levar a uma série de doenças como obesidade, depressão, doença cardiovascular entre outras. Vamos ver aqui quais são essas doenças e o que podemos fazer para evitá-las.

Dor na coluna

Quando passamos muito tempo sentados a nossa coluna não demora a reclamar. Normalmente, a que se sofre mais com essa falta de movimentação é a porção lombar, a parte mais baixa da coluna. E não é por acaso que isso acontece, afinal de contas, é ela quem sustenta uma boa parte do peso do corpo.

É possível evitar essas dores e ter uma vida mais saudável. Crie intervalos de 5 minutos ou menos para que de 1 em 1 hora você se levante para fazer alguma coisa. Pode ser tomar uma água, aquele cafezinho, ir ao banheiro. Até para atender o telefone vale ficar de pé. O importante é reduzir o tempo na cadeira.

Doenças cardiovasculares

Aqui podemos apresentar tanto fatores diretos quanto indiretos para o desenvolvimento dessas doenças. Quando permanecemos muito tempo parados, menos exigimos da nossa bomba circulatória. Além disso, ficar sentado por longas horas prejudica a circulação de sangue para outras partes do corpo.

Aqui vale deixar o carro na garagem e ir andando para o trabalho sempre que possível. Faz bem pra você, pro meio ambiente e até para o seu bolso. Se você mora muito longe, tente fazer uma caminhada antes ou depois do expediente. Se pega ônibus, desça alguns pontos antes no trajeto de volta para casa. Isso melhora o sistema circulatório e bombeia mais sangue para o corpo.

Obesidade

O raciocínio é bem lógico. Quando você passa mais tempo parado do que se exercitando é muito provável que ganhe uns quilos a mais. Segundo pesquisas, as pessoas obesas costumam ficar 2 horas e meia sentadas a mais do que as pessoas não obesas.

A solução também está nos exercícios fora do ambiente de trabalho. Fazer intervalos para tomar uma água ou ir ao banheiro também é importante. Além disso, cuidar da alimentação também é muito importante.

Menor expectativa de vida

Para você ter ideia do quanto pode ser grave passar muitas horas sentado, um estudo publicado na revista científica BMJ Open mostrou que se você diminuir o tempo sentado em 3 horas por dia, a sua expectativa de vida pode aumentar cerca de 18 meses!

Portanto, movimente-se. Crie o hábito de praticar exercício todos os dias. Pode ser em casa ou na rua, não importa. Fazer alongamento sempre que acordar ou mesmo antes de dormir e até se espreguiçar no local de trabalho são ótimas maneiras de evitar doenças e dores no corpo.

 

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